O que acontece se Neymar passar Pelé?
Nos últimos anos, houve uma grande confusão na contagem de gols envolvendo atletas que vestiram a camisa da Seleção Brasileira. Em um critério recentemente estabelecido pela FIFA, o maior artilheiro da história da Canarinho com 95 gols, Pelé “perdeu” 18 gols, já que a entidade passou a contar jogos apenas entre seleções. Ou seja, agora, o Rei tem 77 gols pela Seleção.
Levando em conta o critério da FIFA, Neymar está muito próximo de alcançar o recorde do Rei, com 74 gols. No entanto, caso o craque do Paris Saint-Germain bata ou empate com o recorde de Pelé, a tendência é que a CBF não realize nenhum tipo de “comemoração” ou menção especial.
Isso por que a Confederação Brasileira segue considerando que o Rei possui 95 gols, independente do novo critério da FIFA. “A data Fifa foi criada em 2002. O que você faz com o que tem de 2002 para trás? Existiam jogos amistosos contra as seleções estaduais nos anos 1960, nos anos 1970 e os estádios estavam sempre lotadíssimos, superlotados, com rendas altíssimas” lembra Napoleão, historiador da CBF.
As seleções e clubes em que Pelé marcou gols vestindo a camisa da Seleção foram: Malmö e AIK (da Suécia), Inter de Milão (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), Combinado de Guadalajara e de Léon (México), Bahia, Atlético-MG, Seleção Pernambuca e Seleção Amazonense.
Além do Rei, o próprio Neymar também sofreu “perda” de gols em algumas contagens. A FIFA também passou a não considerar os gols de Neymar nas Olimpíadas de 2012 e 2016, já que o torneio é disputado por equipes sub-23.